Blog

06/01/2016

4 Dicas para organizar a sua agenda

agenda

O ano está começando e muita gente prometeu ser mais organizado com os compromissos, então viemos dar uma forcinha para você! Comprar uma agenda é fácil, o difícil e manter o hábito de se organizar com a ajuda dela. O que acaba acontecendo é que nos primeiros meses a agenda é super utilizada e depois vira peso de papel, certo?

Vamos tentar mudar este hábito e utilizar a agenda da melhor maneira, confira as dicas:

1. Quando devo comprar uma agenda?

O ideal é que você já comece o ano com uma agenda nova, para que possa fazer todo o planejamento do mês com antecedência. Porém, se você ainda não comprou sua agenda ainda, o melhor é não esperar o próximo ano e se organizar o mais rápido possível.

Se você já tem uma agenda, a dica é comprar a do ano seguinte antes do mês de dezembro, para que você possa encontrar preços mais baixos e tenha bastante tempo para fazer planos para o ano seguinte.

2. Como escolher a agenda ideal para você

Não escolha pela capa bonitinha (é dificil, todos nós amamos os modelos de agenda), mas pense na sua rotina: como são seus compromissos? Seus finais de semana são livres? Seus horários são diferenciados durante a semana? Você atende muitas pessoas, ou comparece em muitas reuniões? Você vai carregar a sua agenda onde?

Todas estas perguntas devem ser respondidas antes da compra, para que o tamanho/modelo seja o ideal para o seu estilo de vida! A escolha é pessoal no fim das contas, porém, se você anotar antes todas as suas necessidades, ficará mais fácil escolher algo que realmente ajude a otimizar o tempo o ano inteiro.

3. Por onde começar o planejamento?

Prefira agendas que comportem o seu planejamento, assim você pode acompanhar de perto como estão seus planos, o que está sendo feito ou deixado de lado.

Anote com cuidado as suas metas, não se cobre tanto! Início de ano todo mundo espera ser uma pessoa melhor, com mais resultados no trabalho e satisfações na vida, mas vá com calma. Não anote os detalhes de suas metas, mas não se esqueça dos prazos, é importante estipular um período de entrega dos projetos e realizações!

No planejamento mensal coloque todos os compromissos e cuidado para não esquecer de nada! É importante para que não sejam marcados 2 compromissos no mesmo dia/horário.

4. Como usar a agenda no dia a dia

No início do dia consulte os seus horários e tudo o que está programado! Utilize o início do dia também para anotar o que pretende fazer no restante dele! O importante é que tudo esteja bem discriminado e organizado nas horas certas, para você não esquecer nada. Você também pode colocar o tempo previsto para a realização de cada tarefa, para ter um controle maior das coisas que faz durante o dia. Um dica para economizar tempo é colocar os compromissos de lugares próximos juntos.

Prontinho! Agora você já está preparado para utilizar a sua agenda e começar o ano super bem!