Whatsapp

Blog

21/10/2015

Cartões de agradecimento, como fazer?

O envio de cartões de agradecimento é uma prática muito utilizada, seja após casamentos, aniversários ou eventos em geral. O cartão é basicamente uma mensagem dos anfitriões para os convidados que estiveram presentes, geralmente a mensagem é feita à mão, para passar a ideia de algo mais pessoalizado. Caso o número de convidados seja grande, a mensagem padrão impressa também é uma opção, o importante é passar a ideia de uma forma que os convidados se sintam bem acolhidos.
Este post é para te ajudar a criar o seu cartão de agradecimento, existem algumas dicas que você pode seguir para não errar:


Prazo
Para casamentos, não se deve esperar mais de três semanas após o recebimento do presente.
Quando envolvidos em viagem de lua de mel é possível agradecer no retorno.
Três meses são excessivamente longos para enviar um cartão de agradecimento. Não se justifique com o excesso de trabalhos ou envolvimentos, pois muitos de seus convidados viajaram horas e também perderam tempo na preparação para o seu evento.

 

Formato
Geralmente em formato de "Folder" com nomes ou monograma na primeira parte (acompanhe na imagem), o agradecimento deve ser escrito na parte interna da seguinte forma:
Informal – Inicie no painel "b" e transcorra caso necessário até o painel "c".
Formal – Limite o seu agradecimento ao painel "c"


O que vem impresso

Na capa ou no topo "a" do cartão tradicionalmente colocam-se os nomes, monogramas ou iniciais de quem ou das quais agradecem associados a uma imagem ou não.
Caso haja mudança na forma escrita do nome após o casamento, solicite a impressão com o novo nome e envie somente após o evento.
Geralmente o nome da mulher vem na frente, assim você lerá "Monica e Eduardo" ou, usando iniciais "M + E" ou ainda "M&E"
Cartões de agradecimento não devem trazer pré- impressões internas, tais como – "Gostamos e agradecemos seu presente" ou outras formas pré-programadas. O importante é mostrar o carinho, a gratidão e o tempo pessoal atribuído ao fato.

O que e como escrever

Sua nota pode ser curta e doce.
O ponto mais importante é que esta nota seja escrita à mão. E-mail é por demais casual e facilmente irritáveis, rapidamente ira para a lixeira do seu computador. Os receptores da sua mensagem poderão imaginar que você utilizou o "Copy & Paste" e não representará corretamente sua gratidão.
Procure fazer com que suas notas sejam pessoais e carinhosas.

Não utilize os espaços "a" ou "d" para continuar escrevendo o que não couber nos espaços "b" ou "c". Não esprema sua letra a ponto de interferir na legibilidade da escrita – programe-se.

Quatro ou cinco sentenças serão o suficiente para seus familiares e amigos.
1. Agradeça o presente
2. Descreva como você irá utilizá-lo... "alegrará muito a mesa da sala nos jantares de Natal" etc.
3. Diga o quanto amável será velo (a) no dia do evento;
1. Caso não estejam disponíveis, mas mesmo assim enviaram o presente, diga que lamenta a impossibilidade de vê-los. Complemente com um "você estava muito bonita na festa" ou "você dança muito bem o samba".
2. Faca um convite a uma futura visita ou encontro utilizando o presente... "Nós estamos ansiosos para em breve receber você em um "cocktail" que tal colocar este maravilhoso "shaker" para trabalhar?"

Quem assina?

Antiga etiqueta informa que apenas uma pessoa, o autor, deve assinar a nota. Hoje em dia casais escolhem assinar em conjunto seus nomes. Caso escolha assinar individualmente, será mais fácil incluir memórias pertencentes a apenas esta pessoa e não do casal.
Se você escolher por assinar em dupla, lembre-se que seus termos devem estar no plural... "Nós estamos felizes em"... "Nós agradecemos..."etc. E quando utilizarem somente o primeiro nome, o da mulher deverá preceder o do homem.
Assinar o primeiro nome é usual, porém caso você tenha iniciais no frontispício "a", e não ficar satisfatoriamente claro quem escreve, então assine o seu sobrenome também.

Etiquetas do envelope

Assim como o cartão de agradecimento deve ser escrito a mão, o envelope também o deve ser.

O que não escrever

1. Que você já recebeu um presente igual;
2. Que você está trocando o presente, a não ser quando a troca já for aguardada;
3. Que o presente ficou abaixo das expectativas;
4. Não mencione valores, mesmo quando presente em forma de valor simplesmente agradeça a generosidade.

 

Com todas essas dicas ficou muito mais fácil montar o seu cartão não é?

Informações: Qstampa